Alcobaça e Marinha Grande:Solidariedade com os trabalhadores da indústria vidreira

Francisco Lopes visitou, na parte da tarde de quinta-feira, duas empresas vidreiras do distrito de Leiria. Na Atlantis, concelho de Alcobaça, o candidato às eleições presidenciais solidarizou-se com os trabalhadores, sujeitos a pressões nos seus direitos, que estão em risco de não poder gozar o feriado de 18 de Janeiro, consagrado para todo o sector.

«Nesta semana foi desencadeado um processo que quer levar os trabalhadores a optar pelo feriado a que têm direito, o 18 de Janeiro, e o dia de Carnaval, concedido a toda a gente», informou Francisco Lopes, que se fez acompanhar por largas dezenas de apoiantes, explicando que este «é o exemplo de uma linha que procura sempre retirar direitos, quando o que é importante é que esses sejam mantidos, num quadro de afirmação, de desenvolvimento da nossa produção e da valorização do trabalho e dos trabalhadores».
«É muito importante, aqui no distrito de Leiria, continuar a promover a actividade produtiva no sector vidreiro, em todos os sectores tradicionais, em novos sectores», acrescentou, defendendo que estas actividades devem ser salvaguardadas, desde que se traduzam «na garantia dos direitos dos trabalhadores, dos seus horários, dos seus salários, das suas condições de vida».
Na Crisvidro, na Marinha Grande, Francisco Lopes visitou as instalações da empresa, falou com os trabalhadores, ficou a conhecer como se molda o vidro e afirmou a importância «da indústria do vidro, de toda a actividade produtiva, ao serviço do povo».
Interrogado pelos jornalistas, o candidato criticou a interacção entre os responsáveis políticos com as mais elevadas responsabilidades e o poder económico, à margem do que está consagrado na Constituição da República Portuguesa. «Num mês têm responsabilidades políticas, no outro são responsáveis de empresas com quem lidaram quando assumiram cargos políticos», denunciou. Estas duas iniciativas contaram com a presença, entre muitos outros, de Jorge Pires, da Comissão Política do PCP.

Share this
Versão para Impressão