Francisco Lopes com os trabalhadores dos Hospitais de Coimbra

Francisco Lopes contactou com os trabalhadores dos Hospitais da Universidade de Coimbra às 7h30 da manhã. Após uma reunião com a administração reuniu com representantes sindicais dos trabalhadores desta unidade de saúde, nomeadamente Sindicato dos Trabalhadores da Função Pública do Centro, Sindicato da Hotelaria do Centro, Sindicato dos Médicos da Zona Centro e Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.

O Candidato Presidencial teve oportunidade de ouvir os trabalhadores acerca do impacto das medidas restritivas e anti-sociais contidas no Orçamento de Estado (OE) para 2011 e dos ataques aos trabalhadores da Administração Pública. Esta medidas prevêem, para a área da saúde, num acto embrulhado em propaganda da racionalização dos gastos e de procura de eficiência, a fusão/redução dos hospitais de Coimbra - Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), Centro Hospitalar de Coimbra (CHC) e Centro Hospitalar Psiquiátrico de Coimbra(CHPC). A fusão envolve 5600 trabalhadores dos HUC, 2700 trabalhadores do CHC e 520 do CHPC, num total de 8400;

Esta fusão não pode ser desligada da política de destruição do SNS seguida pelo PS com o apoio do PSD, e que está bem patente no encerramento, a eito, de Maternidades e serviços de Urgência com o consequente impacto nos hospitais. Os encerrramentos de vários serviços de urgência na região levaram à duplicação do número de doentes assistidos no banco de urgências dos HUC, para o mesmo pessoal no atendimento, com a evidente quebra de qualidade e riscos acrescidos para os utentes. A fusão só pode significar mais desmantelamentos de serviços e valências, mais redução de postos de trabalho e aumento da precariedade dos trabalhadores e pior qualidade dos serviços prestados aos utentes.

Francisco Lopes chamou a atenção para que esta ofensiva pode e deve ser travada com a mobilização e luta dos Trabalhadores e da população associando o voto na sua candidatura às grandes jornadas de luta como a Greve Geral, convocada pela CGTP, para o passado dia 24 de Novembro.

Share this
Versão para Impressão