Francisco Lopes envia carta a Aminetou Haidar

Francisco Lopes enviou uma carta a Aminetou Haidar, por ocasião da sua visita a Portugal,transmitindo-lhe solidariedade para com a luta do povo saraui pela autodeterminação e independência do Sahara Ocidental.

Exma. Senhora
Aminetou Haidar
Lisboa

Exma. Senhora,

Por ocasião da sua visita a Portugal gostaria, em meu nome pessoal e da minha candidatura à Presidência da República Portuguesa, de lhe dar as boas-vindas ao nosso País e de lhe transmitir a minha solidariedade para com a luta do povo saraui pela autodeterminação e independência do Sahara Ocidental.

Infelizmente a sua visita ao nosso País coincide no tempo com o brutal ataque das forças marroquinas em El Aiun contra 20.000 cidadãos sarauis que protestavam contra a ocupação, a repressão e pela exigência de um referendo pela autodeterminação.

Quero, neste momento de dor para si e para o seu povo, mas também para todos aqueles que como o Partido Comunista Português nunca hesitaram em estar ao lado da corajosa luta povo saraui, expressar-lhe as nossas sentidas condolências pela morte de dezenas de seus concidadãos e, assegurar-lhe, que tudo faremos para que o povo português, o seu movimento da paz e de solidariedade com os povos em luta, façam ouvir bem alto o protesto por mais este criminoso acto das forças marroquinas de ocupação que viola os mais elementares direitos humanos, a legalidade internacional e os próprios acordos de cessar-fogo entre Marrocos e a Frente Polisário.

Estou convicto de que, apesar da dor que certamente a comove, sentirá o calor da solidariedade das várias organizações que se associaram à preparação e concretização
da sua visita, fazendo-a sentir-se “em casa”. Quero assegurar-lhe que entre esses estão muitos apoiantes, activistas e dirigentes da minha candidatura e do meu Partido.

Gostaria ainda de lhe transmitir que a exemplo das acções que no plano político e institucional o meu Partido tem desenvolvido - algumas das quais desenvolvidas quando da sua jornada de luta pelo direito ao regresso ao seu país e que decerto recordará - o Partido Comunista Português está já na Assembleia da República e no Parlamento Europeu a reclamar do governo português e das instituições internacionais uma clara e inequívoca condenação dos recentes crimes de Marrocos expressando a sua solidariedade para com a luta do povo saraui pela autodeterminação e independência.

Reiterando a inabalável solidariedade da minha candidatura para com o povo do Sahara Ocidental, endereço-lhe as minhas fraternais saudações,

Francisco Lopes
Candidato à Presidência da República

Share this
Versão para Impressão