Intervenção de João Corregedor da Fonseca, Dirigente da Associação «Intervençã Democrática», Alpiarça

Intervenção de João Corregedor da Fonseca no Comicio em Alpiarça

Companheiros e companheiras.

O Dr. João Luís Madeira Lopes, que vós tão bem conheceis e eu próprio a representarmos a Associação Intervenção Democrática – ID neste patriótico e democrático comício saudamos efusivamente o valente Povo de Alpiarça que, durante os anos negros do fascismo, tão duramente foi castigado pela sua sacrificada e corajosa luta pela implantação das liberdades democráticas, pela dignificação do ser humano, por melhores condições de vida. Alpiarça, o seu Povo, constituem um exemplo cívico que nós nunca esqueceremos.

Neste momento, saudamos também e muito particularmente Francisco Lopes, cidadão que se apresenta às eleições presidenciais ao lado do Povo trabalhador deste País que tem sofrido as arremetidas de sucessivos governos, com destaque para o chefiado por José Sócrates.

Francisco Lopes é merecedor da nossa admiração já que tem sido o único candidato que dá voz aos mais carenciados, aos reformados, aos pequenos empresários, aos trabalhadores do campo, aos operários, aos jovens sem perspectiva de futuro, a tantas centenas de milhares de desempregados.

A Intervenção Democrática, perante o quadro que se apresenta ao País não hesitou, não vacilou, no apoio que decidiu conceder-lhe porque Francisco Lopes vem ao encontro de todas as nossas preocupações.

Amigos (as)

As presidenciais não constituem apenas um mero acto eleitoral. Estas vão marcar o futuro imediato do País que não pode aguentar por mais tempo as dolorosas consequências das políticas praticadas.

Na dramática situação que Portugal atravessa torna-se necessário que a Presidência da República seja ocupada por uma personalidade que nos mereça todo o respeito e confiança, alguém que contribua para a mudança efectiva no rumo político que os portugueses têm sido obrigados a enfrentar e que a todos nós indigna dadas as injustiças e desigualdades sociais que tem provocado enquanto, por outro lado, o governo de fachada socialista se submete aos interesses do grande capital, dos banqueiros, dos especuladores.

Um Presidente da República tem de ser um político eminentemente preocupado com a estabilidade das famílias, com o bem-estar social dos cidadãos. Por isso, temos de DERROTAR O CANDIDATO DA DIREITA E TUDO AQUILO QUE REPRESENTA!

É essencial impedir o acesso à Presidência da República de Cavaco Silva que demonstra dia-a-dia, ser um homem sem carácter, sem qualquer ponta de dignidade que está ao serviço dos sectores mais conservadores da sociedade, da direita e da extrema – direita que nunca se integraram no espírito de Abril, que nunca aceitaram os valores democráticos de Abril e que tudo têm feito para os destruir!

Cavaco Silva foi, é, um dos principais responsáveis pelo declínio do País. Não esqueceremos nunca a sua responsabilidade nos problemas criados aos portugueses enquanto ministro das Finanças, Primeiro - Ministro e Presidente da República!

Este candidato, durante a campanha eleitoral, tem revelado a sua faceta antidemocrática não hesitando em recorrer ao insulto já que não tem argumentos válidos para contrapôr às justas e fundamentadas críticas principalmente às provenientes do nosso candidato Francisco Lopes.

Os senhores do capital, os corruptos, empresários sem escrúpulos, os que fogem com o dinheiro para paraísos fiscais, espreitam a possibilidade de poderem continuar a contar com o apoio que Cavaco Silva tem dado às políticas neoliberais em curso e que tantas e tantas dificuldades têm criado ao País.

Este homem revela permanentemente que não tem dignidade para ser Presidente da República. É um descarado mentiroso como ficou comprovado a propósito das negociatas de favor que manteve com fraudulentos banqueiros que lhe proporcionaram faustosos lucros. Um Presidente da República não pode, não deve mentir aos portugueses como Cavaco Silva faz.

Este homem, submisso ao estrangeiro, nunca poderá merecer a confiança do sacrificado Povo trabalhador português.

A eventual eleição deste homem concorreria para que Portugal resvalasse para uma situação ainda mais dramática.

É um homem apoiado por perigosas e obscuras figuras antidemocráticas.

Por isso, tem de ser travado e travado através do nosso voto!

Amigos (as)

O panorama político português é muito grave. Impõe-se a ruptura, impõe-se a mudança efectiva nas políticas desenvolvidas.

E o candidato melhor posicionado, o candidato que melhor pode concorrer para essa ruptura é, sem dúvida, o nosso candidato. Francisco Lopes não está comprometido com tais políticas. Francisco Lopes combate-as, combate os que provocam o abandono dos sectores produtivos nacionais, a privatização de empresas estratégicas, o desrespeito pelos direitos laborais, combate os que originam maiores bolsas de pobreza, enfim, é um candidato que, com firmeza, assume os anseios populares não vacilando nunca nos seus objectivos patrióticos.

Ao longo desta campanha Francisco Lopes tem demonstrado ser o candidato mais eficaz para derrotar a candidatura da direita.

Francisco Lopes tem sabido impor-se, ao longo destas semanas, como o candidato mais sério, mais responsável, que coloca os interesses do País acima de quaisquer outros, pelo que votar em Francisco Lopes é ter a certeza, é ter a segurança, que defenderá os legítimos direitos, liberdades e garantias constitucionais do povo português.

A Presidência da República tem de ser ocupada por uma personalidade com ética política, valor que preservamos e respeitamos. Ninguém duvida, nem os adversários, que Francisco Lopes é um político moralmente inatacável.

E, amigos, estamos conscientes de que é urgente votar em Francisco Lopes porque é um candidato de esquerda, unitário, de profundas convicções democráticas, um candidato que garante o respeito e o cumprimento da Constituição da República e um intransigente defensor da soberania e independência nacionais.

O voto em Francisco Lopes constitui um voto de protesto, de indignação, de profundo descontentamento pelas políticas seguidas!

Votar em Francisco Lopes é o objectivo principal do eleitorado progressista.

Por isso, amigos, é preciso que, no domingo, ninguém fique em casa. Não nos esqueçamos que temos de combater firmemente a abstenção. Numa eleição presidencial todos os votos expressos no candidato contam e votar em branco ou anular o voto concorre a favor da direita.

Amigos, não se esqueçam que por um voto se ganha, por um voto se perde.

Vamos, vamos todos votar no nosso candidato, porque Francisco Lopes é o candidato que relançará Portugal nos caminhos de Abril!

Viva Portugal

Share this
Versão para Impressão