Açores confirmam a necessidade de uma nova política

A realidade da região deixa transparecer a gravidade da situação social que o país vive e das dificuldades enfrentadas por quem vive do seu trabalho.

Na ilha Terceira, Francisco Lopes acompanhado de apoiantes da sua candidatura contactou com produtores e agricultores, para se inteirar dos problemas sentidos por estes. Devido à situação social, é já mais difícil escoar os produtos, apesar do preço ser cada vez mais reduzido. O poder de compra afecta gravemente a aquisição, por parte de quem trabalha, de bens alimentares essenciais.

Em São Miguel, no contacto com lavradores no posto de leite das Arribanas, surgiram para além destas, outras preocupações. As dificuldades em pagar as rendas dos terrenos, em cumprir o Pagamento Especial por Conta, o baixo preço pago por litro de leite ao produtor, apesar do preço ao consumidor ser elevado, e as ameaças do corte no gasóleo verde, nos veículos de transporte de leite, trazem uma imagem negra do futuro destes produtores de leite, num claro prejuízo à produção regional e nacional.

No contacto com os lavradores e na reunião com a sua cooperativa, o diálogo tido apresentou boa receptividade que prova a justeza das nossas posições, confirmando que apenas esta candidatura e o PCP estão em condições de defender os interesses nacionais.

A produção de leite nos Açores corresponde a um terço da produção nacional. No entanto, nesta visita àquela que é a maior bacia leiteira da região, e cuja elevada qualidade é inegável, ficou bem expresso que a capacidade produtiva é bem superior, limitada pela cedência aos interesses das grandes potências europeias. O resultado? Importamos leite, geralmente com pior qualidade.

Share this
Versão para Impressão