Distrito de Beja com Francisco Lopes: Protestar votando

Artigos Relacionados

Intervenção de Francisco Lopes no almoço em Beja

Os mais de 700 participantes no almoço de apoio a Francisco Lopes, no Parque de Feiras e Exposições de Beja confirmou o grande entusiasmo com que o povo do distrito o recebeu, também em Alvito, Cuba e Vidigueira.

Acompanhado pelo Secretário-Geral do PCP, Jerónimo de Sousa, o candidato recordou como a região alentejana e o seu potencial agrícola tem sido abandonado por sucessivos governos do PS e do PSD, nos últimos 25 anos, e acusou o candidato Cavaco Silva por «não ter apoiado a agricultura, quando foi Primeiro-Ministro».
salientando a necessidade de o País aproveitar o potencial agrícola da região, Francisco Lopes considerou que dessa forma estariam criadas condições para a criação de emprego para a juventude, evitando que emigrem.
O candidato também lembrou os recursos minerais na região, em Aljustrel e em Neves Corvo, salientando que «essas potencialidades têm de estar ao serviço do povo e do País, e não de multinacionais, como actualmente, que apenas recolhem o minério em bruto para o transformarem no estrangeiro», acusou.
O adiamento da construção do aeroporto, de vias rodoviárias fundamentais ao desenvolvimento, bem como de linhas férreas, a destruição de serviços públicos de saúde e de ensino, essenciais às populações, e os constantes sacrifícios impostos os portugueses, por via de cortes nos salários, nas pensões, nas comparticipações e em direitos sociais foram motivo de severa critica, pelo candidato, em todas as acções de campanha.

No Alvito, à porta do mercado municipal, uma mulher esperou por Francisco Lopes para lhe contar a situação de total pobreza em que se encontra, desempregada, com dois filhos, «se não fossem os vizinhos e o almoço para os filhos quer a Câmara dá, era a miséria total», afirmou, sensibilizando o candidato que apelou para que use o voto como protesto contra a situação ao social que o País atravessa, e condenar os responsáveis por esta situação.
Entre entusiásticos cumprimentos e saudações, muitos foram os populares e comerciantes que garantiram, no mercado, o voto nesta candidatura «da mudança por uma política patriótica e de esquerda».

Em Cuba, a biblioteca municipal encheu com povo de todas as gerações para ouvir o candidato. Apresentado pela mandataria distrital, Lourdes Hespanhol,
que lembrou ser esta «a candidatura em defesa do que menos podem e têm», o candidato avisou que, por culpa do Orçamento do Estado, apoiado pelos outros candidatos, «o povo vai viver pior».
l
Fortemente aplaudido por quem o sabe e sente, o candidato teve igual e animada recepção em Vidigueira, onde, com apoiantes, dirigentes do PCP e responsáveis autárquicos, desfilou numa arruada, iniciada junto ao Largo da Matriz e terminada junto ao mercado municipal. Por cafés, restaurantes e pela rua, o candidato foi sempre simpaticamente saudado, com palavras de ânimo e a garantia de que o distrito de Beja está com Francisco Lopes.

Share this
Versão para Impressão