Francisco Lopes vs Fernando Nobre: a verdade e coerência face à ambiguidade e populismo

O inicio dos debates na televisão deixou claro o posicionamento singular da candidatura de Francisco Lopes, o seu projecto patriótico e de esquerda, a sua vinculação aos direitos e aspirações dos trabalhadores e do povo a uma vida melhor.

Se dúvidas houvesse, este debate confirma a necessidade e importância que a contraposição de ideias, avaliações e propostas entre os candidatos às eleições presidenciais assume para o esclarecimento e formação da opinião.

Um debate que apesar do escasso tempo disponível permitiu uma primeira abordagem sobre os principais problemas e responsáveis pelas dificuldades que o país enfrenta. Um debate que evidenciou que só com um outro rumo na vida política nacional construído na ruptura e mudança com a política de direita pode assegurar as condições para assegurar o desenvolvimento económico, o progresso e justiça sociais, a soberania nacional.

Um debate que revelou uma candidatura de verdade, seriedade e nitidez de projecto perante a ambiguidade de posicionamentos, o populismo e a dissimulação assumidas por Fernando Nobre. Entre outras matérias, ali ficou testemunhado que em matérias tão cruciais como as do posicionamento de cada candidato sobre Orçamento de Estado e Serviço Nacional de Saúde o que os distingue e separa. E também a falta de confiança que pode merecer alguém que se candidatando à Presidência da República recusa assumir aquilo que afirmou e agora faltando à verdade quer desmentir.

Sobre o Serviço Nacional de Saúde (SNS), o que Fernando Nobre propõe, no essencial, é o que consta no projecto de revisão constitucional do PSD e da direita, que retira ao Estado o papel constitucional de garantir o acesso a todos os portugueses, independentemente das suas condições económicas e sociais, atribuindo-lhe um papel mais regulador e financiador e entregando a prestação de cuidados, o que dá lucro, aos privados, ou seja, em vez de um SNS tendencialmente gratuito, o que defende é um SNS tendencialmente pago.

Share this
Versão para Impressão