Viana do Castelo com a candidatura de Francisco Lopes

Francisco Lopes visitou os Estaleiros Navais, contactou com trabalhadores da Portucel e participou num jantar em Viana do Castelo. O Candidato sublinhou que para o país, é necessário um aparelho produtivo forte, onde se incluem os Estaleiros Navais como empresa estratégica com capacidade para ombrear com os melhores estaleiros do mundo.

(…Nesta região está instalada uma das jóias da indústria portuguesa. Os Estaleiros Navais de Viana do Castelo. Saúdo, os seus mais de 700 trabalhadores, saúdo aqueles que apoiam a minha, a nossa candidatura, saúdo o mandatário distrital, Martinho Cerqueira, também ele operário dos Estaleiros…)

(…Os Estaleiros Navais de Viana do Castelo são, não só, o maior estaleiro de construção de navios de Portugal, mas também a empresa âncora do desenvolvimento desta região. …)

(…Os Estaleiros, com uma história de mais de 65 anos, são uma empresa com saber e capacidade para ombrear com os melhores estaleiros do mundo!...)

(…Os Estaleiros Navais, empresa pública, é por isso um bem a preservar. Ao Presidente da República não cabe governar. Mas cabe assinalar e defender a Constituição da República que, no seu artigo 82º prevê a existência do sector Público, no qual se inclui os estaleiros….)

(…E cabe ao Presidente da República avisar, chamar a atenção para as consequências para esta região e para o País de projectos que certos sectores alimentam há muito, de privatizar os Estaleiros….)

(…E cabe defender uma política de desenvolvimento da nossa relação com o mar, que obrigue ao crescimento das necessidades de construção e reparação de navios, num caminho oposto ao que o actual Presidente da República trilhou enquanto foi Primeiro-ministro….)

Nesta deslocação ao distrito de Viana, Francisco Lopes abordou igualmente a introdução de portagens nas SCUT’s, designadamente a A28 e a futura introdução na A27, e contactou com os trabalhadores da Portucel.

Share this
Versão para Impressão