
Nota do Gabinete de Imprensa da Candidatura de Francisco Lopes
Sobre o arrastamento da marcação dos debates entre candidatos à Presidência da República
Sexta 3 de Dezembro de 2010
Artigos Relacionados
Debates televisivos nas eleições presidenciais
Terça 23 de Novembro de 2010
Artigos Relacionados
Debates televisivos nas eleições presidenciais
Terça 23 de Novembro de 2010A mais recente declaração da candidatura de Cavaco Silva sobre os debates televisivos entre os diferentes candidatos à Presidência da República é reveladora de uma deliberada estratégia que tem estado em curso e que passa pela utilização das suas funções enquanto Presidente da República ao serviço da campanha eleitoral, ao mesmo tempo que vai criando dificuldades e protelando a realização de debates.
Na verdade, a candidatura de Cavaco Silva face à ausência de argumentos para continuar a sustentar o consecutivo adiamento do agendamento, vem agora invocar aquilo que não referiu em nenhuma das duas reuniões realizadas entre candidaturas e televisões, designadamente que “não realizará nenhum debate enquanto não entregar o processo de registo da sua candidatura”. Argumento tão mais denunciador dos seus reais propósitos, quanto o facto de não ter sido utilizado em nenhuma das outras duas vezes em que Cavaco Silva se candidatou à Presidência da República.
Face a este posicionamento de Cavaco Silva, a candidatura de Francisco Lopes denuncia esta inaceitável estratégia – inseparável da tentativa de se furtar à sua responsabilização sobre a situação do país - e reafirma inteira disponibilidade para a realização de debates a dois entre o conjunto das candidaturas nos três canais generalistas de Televisão. Disponibilidade extensiva à realização de um debate com a presença de todos os candidatos.
A candidatura de Francisco Lopes considera que além de não haver razões ou pretextos para continuar a arrastar indefinidamente o agendamento dos referidos debates, em nenhuma circunstancia as dificuldades criadas pela candidatura de Cavaco Silva os deverão inviabilizar. Nesse sentido, manifestará junto das Televisões e das restantes candidaturas a sua inteira disponibilidade para reunir no início da próxima semana para se dar seguimento à sua realização.
